domingo, 1 de agosto de 2010

Reportagem sobre Comportamentos no Ambiente de Trabalho

Olá!

Esse domingo saiu uma reportagem no Diário de SP, sobre emprego e comportamento com algumas idéias de alguns recrutadores e RHs, inclusive comigo.

O Link para a reportagem é:  Diário de SP

Segue a íntegra.

Especialistas alertam sobre os deslizes que podem levar à demissão
De acordo com eles, os profissionais devem evitar assédio moral, fofocas e passar dados confidenciais

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Deise Machado de Oliveira

Bom senso e limites. Com esses dois "ingredientes", diminuem as chances de cometer erros na carreira. Alguns profissionais, porém, desconhecem as regras de bom convívio no ambiente de trabalho e cometem gafes que podem levar à demissão. Alguns deslizes incomodam a longo prazo, como falar alto e fazer brincadeiras e piadinhas. Outros erros já são motivos para um cartão vermelho de cara: assédio moral e passar informações confidenciais.

"Tudo é questão de respeito e limites. O colaborador tem que perceber o ambiente, a filosofia da empresa, o que é esperado dele e o que é deselegante. Tudo o que ele fizer ali será avaliado como comportamento profissional", observa Jane Souza, consultora de recursos humanos (RH), do Grupo Soma Desenvolvimento Corporativo.

O psicólogo e recrutador Pedro Del Picchia trabalha com orientação profissional. A avaliação pessoal é, segundo ele, a chave para errar menos e saber se está no lugar certo. "Se você está em uma empresa sisuda e é brincalhão, precisa parar e avaliar se quer estar ali", explica. Já para a consultora de imagem Renata Mello, a sugestão é seguir as normas da empresa. Respeitar regras, colegas e hierarquia é fundamental.

De acordo com ela, o colaborador que não tem postura, normalmente não alcança seus objetivos, pois "arruma confusão e não passa credibilidade". Os profissionais de RH ressaltam que certo e errado na vida profissional varia de empresa para empresa. Porém, eles concordam que há erros comuns e a fofoca é um deles. "Fofoca é sempre uma faca de dois gumes", diz Del Picchia. "Há empresas que só funcionam na base da fofoca, mas, no geral é melhor não fazer." Segundo Renata, há momento certo para tudo: "Tem hora para descontração e para falar sério."

Repartir com todos assuntos particulares
Obrigar os colegas de trabalho a compartilhar suas conversas ao telefone é constrangedor. Procure sair da sala e seja discreto no bate-papo.

Ignorar o direito do outro à privacidade
Abrir a porta sem bater, pegar coisas emprestadas e não devolver e falar alto são bons exemplos de falta de respeito.

Chegar atrasado com muita frequência
Passar do horário sempre é exemplo de desrespeito às regras da empresa.

Fazer brincadeiras para pedir promoção
Pedir promoção de brincadeira, apenas para fazer bonito na frente dos outros, é outro equívoco.

10 erros corporativos
1 - Assédio moral
2 - Falta de educação
3 - Fazer fofocas e intrigas
4 - Falar mal da empresa e do chefe
5 - Passar informações confidenciais
6 - Excesso de intimidade com
clientes e superiores
7 - Fazer brincadeiras
e piadinhas
8 - Puxar tapete
dos colegas
9 - Não respeitar regras e hierarquia
10 - Chegar atrasado com frequência

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